A RELAÇÃO ENTRE O EUROCENTRISMO E A IDADE MODERNA
O eurocentrismo como uma visão de mundo que tende a colocar a Europa, assim como sua cultura, seu povo, suas línguas,como o elemento fundamental na constituição da sociedade moderna, sendo necessariamente a protagonista da história do homem. Eurocentrismo é uma idéia que coloca os interesses e a cultura européia como sendo as mais importantes e avançadas do mundo. E essa ideia nasce num contexto de transição do medieval para o período moderno que foi um período de mudança do Feudalismo para o Capitalismo. Avanços nas comunicações (viagens marítimas), difusão do saber com a invenção da imprensa.
Este conceito foi muito utilizado no período das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI). Nesta fase da história, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, descobriram novas terras na África e Ásia e implantaram suas culturas (religião, língua, modos, costumes) entre os povos conquistados. Fizeram isso, pois acreditavam que a cultura européia era mais desenvolvida do que a dos indígenas e africanos. Esse “tempo moderno”, porém, se reivindica a partir do Renascimento, movimento intelectual e artístico difundido pela Europa nos séculos seguintes. Para os Iluministas, o Renascimento lançou as bases de uma nova civilização ocidental, buscando na herança greco-romana o modelo de homem, arte e sociedade, descartando-se os valores da sociedade medieval, cristã e agrária.
Podemos perceber claramente que o periodo ou o conceito de moderno é fruto do eurocentrismo, por isso que estão tão ligados. Essa concepção de mundo que temos é extremamente influenciada por essa ideia eurocentrica , que a Europa é o berço da cultura, do conhecimento e de tantas outras coisas fabulosas. O homem de hoje de certa forma esta se desligando desse pessamento, porém precisa ainda muito para estarmos emancipados dessa eurocentria.
Resumo: Robevania Pedrosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário