O CONHECIMENTO TRANSMITIDO
O conhecimento é transmitido pelo homem desde suas origens mais antigas. E para transmitir esses conhecimentos eles utilizavam métodos, técnicas, formas variadas e que se aperfeiçoam, evoluem no decorrer dos tempos juntamente com o homem. A maneira de repassar essas informações não era através do ensino, mas através do relacionamento mútuo entre eles, onde os mais velhos (experientes) comunicavam esse conhecimento para os mais jovens, que por meio da escuta absorvia as palavras e usava na vida cotidiana.
A didática entra em cena quando começa a ter um olhar mais preocupado com o processo de ensino que depois de algum tempo se estabelece. Nesse período de formação do que era didática e de sua importância, houve processos formais de ensino, mas que ainda não era algo semelhante ao que temos hoje nas instituições, mais que caminhava para essa vertente.
A didática, como é possível percebermos tem suas raízes muito antes de termos qualquer conceito de educação, ou de qualquer forma de organização educacional. A didática se revelava nas formas, técnicas, maneiras e métodos de ensinar, de transmitir os conhecimentos. Essas mesmas formas utilizadas são hoje usadas, só que de uma maneira mais atualizada, modelada para o nosso tempo.
Mais com o surgimento das escolas, instituições de ensino era preciso uma organização mais acentuada. E isso fez com que surgissem as técnicas e métodos de ensino. O modo de educar, denominamos de Didática.
Com a introdução da didática no modo de ensinas, faz com que nasçam as tendências, ou seja, os caminhos pelas quais são percorridos para repassar o conhecimento. E são variadas as tendências existentes que se adéquam a cada instituição. Como por exemplo, as tendências Socráticas, Aristotélicas de ensino, que foram aprimoradas e tornaram-se semelhantes as tendências progressista e liberais da atualidade.
Por meio da evolução do ensino, do conhecimento surgiu a necessidade de novas pesquisas, fazendo dessa forma com que a didática seja sistematizada. E um dos nomes dessa sistematização é o de Comenius que preocupou-se em desenvolver o que chamamos de método de ensino. Essa e todas as tendências pedagógicas que surgiram se fundamentam na concepção do homem e da sociedade e que tem por função a formação do homem.
O modo que rege a sociedade está ligado diretamente ao sistema que o governa como podemos perceber na história das tendências que determinava os passos da sociedade modelando-a na maneira da tendência predominante da época, como por exemplo, a tendência tecnicista que predominou os anos de 50 e 60. E como tudo evolui passa por transformações, mudanças, adaptações aconteceram da mesma forma com as tendências. Nos anos seguintes vieram as tendências progressistas e suas várias correntes, libertadora, libertária e crítico-social. Devemos salientar que essa tendência progressista é aquela que mais se aproxima da realidade da sociedade e do individuo. A mesma procura o senso crítico do ser humano, dando a ele o poder ser observador e modelador do meio em que vive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário