AUTARQUIA EDUCACIONAL DA MATA SUL
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
RELATÓRIO DA INTERVENÇÃO PEDAGOGICA:
A falta de interesse pela disciplina de história
Milena Maria de Paula
Robevânia Pedrosa Ferreira
Wellington José de Aquino
Palmares/2012
Milena Maria de Paula
Robevânia Pedrosa Ferreira
Wellington José de Aquino
RELATÓRIO DA INTERVENÇÃO PEDAGOGICA:
A falta de interesse pela disciplina de história
Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Prática Pedagógica VII, orientado pelo Prof. Alexandre Caetano.
Palmares/2012
INTRODUÇÃO
No trabalho de intervenção procuramos mostrar a importância do ensino de História, analisando a função atribuída aos mesmos no contexto da realidade dos alunos, bem como as diferentes concepções quanto à maneira como devem ser selecionados e tratados de forma motivante e dinâmica. Dando ênfase que o problema não está na disciplina, mas na forma como ela é passada, tornando-a cansativa.
Sabemos que para a nossa formação acadêmica é necessário que tenhamos experiências com a realidade do aluno, da escola e do professor, e o projeto de intervenção vem nos ajudar a ter uma dimensão da realidade em questão.
A intervenção provoca em nós o desejo de mudar a realidade encontrada, que muitas vezes não oferece subsídios suficientes para um ensino de qualidade, de modo particular da disciplina de história. A intervenção além de nos reportar a realidade das dificuldades da disciplina, nos possibilita a vivenciar o cotidiano dos diversos âmbitos interessados. Podemos dessa forma adentrar as necessidades inerentes a disciplina, analítica e sistematicamente para descobrir caminhos que nos norteiem para um maior interesse dos discentes pela matéria.
Descrição das Atividades de Intervenção
As ações foram realizadas através das seguintes maneiras: toda sala de aula irá participar da intervenção, porque a pesar de alguns alunos se identificarem e participarem da disciplina, grande parte da turma se encontra dispersas.
Após a observação de duas semanas, percebemos que os alunos se encontravam desestimulados com o tradicionalismo que torna a aula de história monótona e cansativa. Com isso buscamos reverter à situação, ou melhorá-la. A intervenção aconteceu em duas horas aulas, o primeiro horário Robevânia trabalhou o tema da colonização do Brasil, fazendo uma breve introdução do assunto estimulando os alunos a compreenderem o contexto daquela época. Milena continuou a abordagem do tema falando sobre o choque cultural entre europeu e índio. Wellington destacou os aspectos sociais dos dois povos que se encontrava e utilizou objetos como roupas, instrumentos indígenas e supostos objetos europeus para mostrar a realidade das civilizações que se encontravam pela primeira vez. Foram utilizados como auxilio para a intervenção recursos audiovisuais como vídeo sobre a temática, que mostra o primeiro contato entre essas civilizações distintas e também fizemos um estudo sistemático de textos literários, jornalísticos, revistas, documentos, referentes a disciplina entre outros.
Os recursos utilizados tornaram a aula atraente, conseguindo desta forma ter a atenção e participação de grande parte da turma. Na sequência foi exposto fotos do índio no período colonial e do índio atual, tentando destacar a influencia do europeu na cultura indígena. Buscamos conscientizar os alunos com relação à importância da disciplina, mostrando que a história pode ser prazerosa, dinâmico e atual.
Através da observação analisamos e tentamos sanar os problemas diagnosticados, visando à valorização da disciplina.
Ao final da aula os alunos expuseram seu ponto de vista que por sinal foi muito positivo, muito além das nossas expectativas, onde cerca de 75% do alunado se mostraram bastante envolvidos com o novo jeito de ensinar, aprovando os recursos utilizados. Sendo que o restante não participou de forma ativa, alguns por timidez e outros por indiferença.
Sintetização da Idéias Obtidas na Intervenção Pedagógica
O projeto de intervenção que foi feito na escola em questão, após a nossa observação, notamos que a problemática da disciplina é a monotonia da aula, que é conseqüência de um tradicionalismo educacional. Mas deixemos em evidencia que, a causa do tradicionalismo da aula não é só atribuída ao professor, mas também a gestão da escola que de certa forma, ver a disciplina como um preenchimento na grade curricular. Em conseqüência encontram-se alunos que veem a matéria como chata e sem importância, que não irá contribuir para sua vida social. Vimos que apesar do professor ser bem instruído e de certa forma se dar bem com a turma, a classe se encontra desmotivada para com a matéria. Então é nessa linha de pensamento que desenvolvemos o nosso projeto, com a ajuda de alguns autores que nos oferece subsídios para explanar melhor o problema.
Nesse trecho percebe-se que a autora foca a diversidade de problemas, mostrando que o professor necessita estar sempre colocando ao alunado uma história que é alem de um passado distante, mas um passado que influencia o cotidiano do agora. Que leve o aluno a si situar no tempo e no espaço ao mesmo tempo é uma excelente forma de si trabalhar, ou seja, fazer com quer ele viva a realidade. De uma forma mais dinamica, sendo mais ousado. Temos que levar o aluno a conviver com a realidade e nada melhor do que darmos exemplos da sua própria vida cotidiana, além de saber ouvir o aluno para entedermos a sua realidade e aplicar a metodologia que seja cabívio a sua apreendizagem. Claro que o professor necessita de uma bagagem de ideias, mas o professor não pode se acomodar e se apoiar em um autor ou em uma corrente historiograica, ou em uma tendencia, o professor de história tem que ter sua prorpria pratica pedagogia, não adianta só saber mas também passar para o alunado.