sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A NOÇÃO DE TEMPO PARA OS AFRICANOS

O tempo para os africanos é centrada no passado. Na concepção tradicional africana não há um conceito de História movendo-se para a frente, em direção a um clímax futuro, bem como não há um movimento em direção ao fim do mundo.O tempo para os africanos esta no passado, o melhor tempo é aquele que já se passou. O passado é  a referencia do tempo, o futuro para os africanos é algo vago.
Na concepção africana de tempo, as ocorrências do presente constituem, sem dúvida, base para o futuro, mas o evento atual é tido como pertencente ao presente, integrando-se ao passado. O tempo atual é constituído, portanto, de eventos presentes e passados.
A tradição é algo presente na sociedade africana, o que se passou, é extremamente vivo em seu cotidiano, que vai interferir no presente que é reatualizado a cada dia. Em seus rituais, oferendas, em suas vidas, pois o passado irá ajudar a comunidade. A maioria dos africanos não tem a ideia de planejarem o futuro, eles vivem no presente olhando para o passado. E é vivendo essa condensação do que se passou e o que se vive. A divisão do tempo é de duas dimensões, passado e presente, a sasa é o micro tempo é relacionado ao individuo, ao atual. Ja o zamani é uma especie de micro tempo, o tempo das coisas eternas, atraves das lembranças que passa a ser eterno. O esquecimento é a morte definitiva.
Não há fim do universo, de todas as coisas para os africanos, o individuo só se torna eterno pelo o que ele fez na história, se tornando um ancestral. Não a fim da história pois, há uma retualização do passado atraves dos seus rituais. Também não há destinção entre o sagrado e o profano pois o sagrado está no profano e o profano está no sagrado, não se dividendo, pois há uma intregação. A divindade em tudo e em todos os lugares.
O tempo para os africanos se expressam de forma diferentes, os africanos mantem uma relaçãocomo o tempo atraves dos fatos que aconteceram não se apegando a datas e sim aos fatos acontecido. A ancestralidade e a tradição era como o tempo será visto. Na sociedade africana, não há individualidade, a coletividade é que predominam em suas ideias e na sua sociedade. A parte vai esta no todo, o individualismo faz parte da coletividade e a coletividade se intrega ao individuo.


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