quarta-feira, 2 de maio de 2012

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

TEMA: RELAÇÕES DE PODER
OBJETIVO: Observar a influencia que a Igreja tinha sobre a sociedade medieval. Reconhecendo as causas e conseqüências dessa influencia que fez com que a Igreja se tornasse a mais importante instituição de sua época.  Desenvolver discussões com caráter crítico levando os alunos a terem uma posição sobre a temática. 
CONTEUDO: A Igreja na Idade Média
DESCRITORES DE PORTUGUÊS: D6, D11, D14, D21.
DESCRITORES DE MATEMÁTICA: D1, D36, D37.
ANO/ SÉRIE: 9º ano
TEMPO ESTIMADO: 3 SEMANAS
MATERIAL NECESSÁRIO;  Filme “O nome da Rosa”, textos,  livros e imagens relacionados com a idade Média, mapas e gráficos que ajudarão a explicar a proliferação da cristandade na Idade Média.
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA: Conversa com o grupo para diagnosticar os conhecimentos prévios sobre a temática. Relacionando os conhecimentos do aluno trazendo para a atualidade. Perguntas como essas poderão ajudar a desenvolver a discussão: 
Quais são as religiões predominante em sua cidade(engenho) e qual a influencia que exerce?
Porque a Igreja Católica tinha tanto poder na idade medieval?
Hoje a Igreja continua a mantendo esse mesmo poderil?
2ª ETAPA: apresentação o filme “O nome da rosa”, em seguida fazer um breve comentário do filme pedindo que os mesmo façam uma dissertação relacionando o filme com o tema.
3ª ETAPA: Trabalhar em si a fundamentação do assunto. Destrinchando a temática abordada dando subsídios ao aluno para que haja uma maior compreensão do tema fechando com um exercício.
AVALIAÇÃO: Propor um debate dividindo a turma em 3  grupos onde cada grupo ficaria responsável em defender os seguintes pontos:
ü  Primeiro ponto – defender a Igreja
ü  Segundo ponto – acusar os abusos da Igreja
ü  Terceiro Ponto – o grupo vai fazer o papel de advogado do diabo, mostrando as faces negativas e positivas dos pontos supracitados.

REFERÊNCIAS
BITTENCOURT, CIRCE MARIA FERNANDES. - O ENSINO DA HISTÓRIA
NUNES, SELMA DO CARMO. - CONCEPÇÕES DE MUNDO NO ENSINO DA HISTÓRIA ,EDITORA PAPIRO.
GADOTTI, MOACIR . PENSAMENTO PEDAGOGICO BRASILEIRO, EDITORA  ÁTICA, ANO 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário