terça-feira, 23 de agosto de 2011

TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

A importância do Conhecimento e da pesquisa Científica para Formação Docente

Sumário
INTRODUÇÃO.............................................................................................................03
1. A IMPORTANCIA DA METODOLOGIA CIENTÍFICA..........................04
1.1. A escolha do tema........................................................................................05
1.2.A Metodologia Científica: suas  áreas e locais..............................................05
1.3.Conceituação.................................................................................................06
2. A PESQUISA.................................................................................................08
2.1. Tipos de pesquisas........................................................................................08
2.2. Finalidade da Metodologia Científica.........................................................10
3. CONCLUSÃO...........................................................................................................11
4. REFERÊNCIAS........................................................................................................12

INTRODUÇÃO
No decorrer desta síntese procuraremos mostrar a importância do conhecimento e da pesquisa científica para formação docente dos alunos universitários. Através dos conceitos, das áreas e dos métodos utilizados por esta disciplina, para facilitar nosso conhecimento. Buscaremos mostrar o quanto essa matéria é de grande ajuda para todos que embarcam nesse mar que chamamos de universidade.


1.     A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTÍFICA

Ao ingressarmos em uma universidade esperamos encontrar um conhecimento sobre uma disciplina que escolhemos para o nosso futuro profissional e também em alguns casos por nos identificamos com aquela área. E para que possamos obter esse conhecimento, nem sempre ou quase nunca, será suficiente só aquilo que nos é oferecido em sala de aula. Por isso que a disciplina de Metodologia Científica é tão importante na busca desse conhecimento, pois, ela nos estimula a perguntar, a questionar, a criticar e fazermos indagações que são essenciais para o universitário.
É importante sabermos que a metodologia científica nos oferece caminhos que nos ajudam na auto-aprendizagem. Através da pesquisa e da sistematização do saber obtido por nós.
A analise e o conhecimento dessa ciência nos impulsionarão ao estudo dos vários métodos disponíveis para uma boa pesquisa científica dos fatos. Estes métodos são: a maneira de fazer uma pesquisa, as formas de pensar, as ferramentas utilizadas e os caminhos determinantes  para solucionar  uma questão.
Com todos esses subsídios teremos técnicas de pesquisa. Isto nos dará uma grande vantagem na elaboração dos trabalhos que tenhamos que fazer. Pois conseguiremos com maior facilidade solucionar os questionamentos e dúvidas.
Por isso é oportuno dizer que a Metodologia Científica corresponde a um conjunto de regras e normas, utilizadas por uma matéria para encontrar respostas para suas indagações e é através do aprofundamento de determinados assuntos que ela resolve essas interrogações.


1.1.            Escolha do tema
O processo inicial é a escolha do tema e a formulação de algumas questões.
O que me interessa? O que me instiga? De tudo que venho lendo e estudando em que tenho vontade de me aprofundar? Estas são as primeiras questões, que só podem surgir por meio de leitura e estudos.
            Para o pesquisador o tema é algo que ele quer provar ou apenas desenvolver, utilizando-se de um procedimento reflexivo e crítico.
            A escolha de um tema é uma tarefa difícil e que pode surgir por diversas maneiras. O tema pode surgir a partir da observação do cotidiano, na vida profissional, em programas de pesquisa, em contato e relacionamento com especialista e etc.

1.2.         A Metodologia Científica: suas áreas e locais
Por meio do processo científico o pesquisador encontra possibilidades na elaboração do saber. E usa alguns locais para resolverem suas  perguntas. A universidade, instituições de educação sueprior e de pesquisa são alguns desses locais abordo pela ciência.
A ciência não soluciona tudo, mas procura maneiras de encontrá-las e usa sua diversidade de áreas para desenvolver suas teorias. No territótio natural, estuda-se o mundo, onde poderemos encontrar a Biologia, Física, Geografia, Quimíca e etc. A área social, cuida de estudar o comportamento humano e da sociedade, que ficam aos cuidados da história, sociologia, ciências políticas, etc. Esses ambitos são dividido em tês: Biologicas, Exatas e humanas.
O resultado de toda essa investigação é produto de um conhecimento científico. São os métodos e caminhos sistemático para chegarmos a um fim.
É através da ciência que o homem desenvolve seu intelecto, os quais solucionam situações cotidianas. Com o processo da globalização, os centros de pesquisas, universidades e indústrias tornam-se locais de referência, visando uma análise mais detalhada do ser humano e a influência que o mesmo exerce em si e no espaço que ocupa. Dentre as diversas ramificações da ciência. Podemos destacar a Biologia, com o estudo da alternativa sócio-ambiental. Em Pernambuco citamos o caso do Pólo Petroquímico de SUAPE onde biólogos atuam num processo de integração.
A história, Sociologia e as Ciências Políticas acompanham as transformações ocorridas nas ultimas décadas. Com o avanço da tecnologia e dos meios de comunicação. Torna-se cada vez mais fácil a investigação e aquilo que antes era de difícil acesso, com o desenvolvimento desses campos tecnológicos, abriu- novas possibilidades para essa ciência.
Por isso que a metodologia insiste em nos abrir novos horizontes. Não podemos ficar parados no tempo. O historiador deve estar atento as causas, fatores e eventuais consequências. E somente alguém que tenha esse desejo de conhecer através da pesquisa metodológica estará apto para esse campo que é cheio de novas descobertas.
1.3.         Conceituação
            A palavra método vem do grego méthodos, (caminho para chegar a um fim).O qual destacamos a importancia no nosso processo de formação acadêmico, que seria esse caminho a ser traçado afim de chegarmos a nossa meta maior que é o conhecimento . Na maioria das disciplinas científicas consiste em juntar evidências observáveis, empíricas (ou seja, baseadas apenas na experiência) e mensuráveis e as analisar com o uso da lógica. Para muitos autores o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência.
1.4.         Tipos de conhecimentos
Os tipos de conhecimentos são divididos em quatro: Empírico, Religioso, Filosófico e Científico. A Metodologia literalmente refere-se ao estudo dos métodos e, especialmente, do método da ciência, que se supõe universal. Embora procedimentos variem de uma área da ciência para outra (as disciplinas científicas), diferenciadas por seus distintos objetos de estudo, consegue-se determinar certos elementos que diferenciam o método científico de outros métodos .
No entanto não podemos resumir o conhecimento simplismente a ciência, como saber absoluto. Existe outros tipos de conhecimento que apesar de não serem uma ciência, não deixa de ser sabedoria.
Estamos falando do conhecimento Empírico, que  é relacionado a todo saber adquirido através da experiência, da relação do homem com a natureza e com o próprio homem e com todos os objetos do universo. É uma forma própria   de ver o mundo e as informações.
Não podemos dizer que isso não seja uma ciência, pois se assim fosse os filosofos não seriam considerados cientistas na arte do pensa, do refletir, do filosofar, do indagar sobre tudo que está ao seu redor.
E todos universitários devem ser formadores de pensamentos, devem indagar sempre e através da pesquisa achar soluções assim como os grandes pensadores.
Temos então que levar em conta toda e experiência(conhecimento empírico) nas nossas pesquisa.
Já o conhecimento religioso é um pouco mais diversificado, porém tem ligações com o conhecimento empírico, pois é muitas vezes passados de gerações.
Não precisa de comprovações vai além da ciência, pois é sustentada através da fé. Acredita muitas vezes em fenômenos que não tem explicações( conhecidos como
A pesquisa
Uma pesquisa é um processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e coloborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve e isto é de grande importancia na trajetória educacional de qualquer universitário. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento.
1.5.         Tipos de pesquisas
Os muitos caminhos usados na obtenção do conhecimento passa por alguns tipos de pesquisa que seriam: As Pesquisa bibliográfica, Pesquisa descritiva, Pesuisa explicativa, Pesquisa laboratorial, Pesquisa Experimental, Pesquisa de campo, Pesquisa acadêmica.
A pesquisa descritiva, não há a interferência do pesquisador, isto e, descreve o objetivo da pesquisa, que visa a observação dos fatos, fenômenos ou processo escolhido de forma minuciosa; a pesquisa explicativa, que se aprofunda em dar explicações e criar uma teoria a respeito do fato procurando saber o porquê e a forma como ocorre; já a pesqisa de campo ela vai onde acontece o fato, colhendo informações através de observação direta e estudando o caso; a pesquisa de laboratório caracteriza-se em artificializar o ambiente ou os mecanismo de percepção para que os fatos seja percebido adequadamente, permitindo um padrão desejável de observação para captar dados para sua descrição e análise; na pesquisa bibliografica se refere na análise de documentos e bibliografia, com a finalidade em colocar o pesquisador em contato com o que se produziu a respeito do seu tema de pesquisador. Precisa ter um conhecimento técnico e seus sinônimos, ser imprecindível para qualquer pesquisa científica. Seu objetivo é desvendar, recolher e analisar as pesquisas e suas principais contribuições sobre um fato, assuto ou ideia.  
A pesquisa tem como fundamento responder questionamentos, explicar, resolver problematicas, atendendo assim as necessidades do mercado.
É também de dever do pesquisador através da sua procura pelo saber identificar as causas, analisando a correlação dos eventos vendo a ordem dos eventos.
Propomos um pequeno esquema a ser seguido na hora de sua pesquisa, para obter com uma maior rapides suas resposta.
·         Definir o problema.
·         Recolhimento de dados
·         Proposta de uma hipótese
·         Realização de uma experiência controlada, para testar a validade da hipótese
·         Análise dos resultados
·         Interpretar os dados e tirar conclusões, o que serve para a formulação de novas hipóteses.
·         Publicação dos resultados em monografias, dissertações, teses, artigos ou livros aceitos por universidades e ou reconhecidos pela comunidade científica.
Primeiramente os pesquisadores definem proposições lógicas ou suposições (hipóteses) para explicar certos fenômenos e observações, e então desenvolvem experimentos que testam essas hipóteses. Se confirmadas, as hipóteses podem gerar leis e teorias.
Outra característica do método é que o pesquisador precisa ser objetivo, e o cientista deve ser imparcial na interpretação dos resultados.
1.6.            Finalidade da Metodologia Científica 
O trabalho científico e a vida universitária, tem colocado, àqueles que tentam compreender e analisar criticamente, uma série de problemas, definições e conceitos aos quais a Metodologia cinetífica, se não oferece modelos para soluções, fornece caminhos da organização dos pensamentos e da ação, viabilizando e sistematizando o desenvolvimento do saber científico e da técnicas.
Mostrando que a ciência só se constrói em uma visão crítica com fundamentos no que foi adquirido no decorrer de sua pesquisa.


2.         CONCLUSÃO
Diante do assunto proposto, vimos que o conhecimento científico é de suma importância para nós universitários, pois através deste contexto surge a necessidade de elaboração de método os quais visam o crescimento intelectual.
Observamos que todo aquele que busca respostas e soluções as sua interrogações deve ter um desejo insaciável pela pesquisa científica, por que com ela elaboramos técnicas e facilidades para encontrarmos saídas as suas indagações.
      “Um pesquisador é um estudante por toda vida, sua preparação para realizar várias pesquisas é um trabalho que nunca termina.”  
             

3.         REFERÊNCIAS

FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA – Um guia para a iniciação científica – Editora: Afiliada - Autor: Aidil Jesus da Silveira Barros / Naide Aparecida de Souza Letfeld.

APOSTILA  DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

WIKIPÉDIA, A ENCICLOPÉDIA LIVRE



ALUNOS:
Robevânia Pedrosa
Milena Maria de Paula
Wellington José


Nenhum comentário:

Postar um comentário