AUTARQUIA EDUCACIONAL DA MATA SUL
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGOGICA:
Proposta de Trabalho:
A falta de interesse pela disciplina de história
Milena Maria de Paula
Robevânia Pedrosa Ferreira
Wellington José de Aquino
Palmares/2012
Milena Maria de Paula
Robevânia Pedrosa Ferreira
Wellington José de Aquino
PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGOGICA:
Proposta de Trabalho:
A falta de interesse pela disciplina de história
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Prática Pedagógica VII, orientado pelo Prof. Alexandre Caetano.
Palmares/2012
SUMÁRIO
- Apresentação...................................................................................................01
- Diagnose da Escola.........................................................................................02
- Eixo temático...................................................................................................03
- Objetivo da Intervenção...................................................................................03
- Metodologia do Trabalho.................................................................................03
a) Metodologia ...............................................................................................03
b) Recursos didáticos utilizado na intervenção .............................................03
- Coleta de Informações.....................................................................................04
- Referências......................................................................................................05
- Cronograma.....................................................................................................06
AUTARQUIA EDUCACIONAL DA MATA SUL
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
Apresentação
Tendo em vista as dificuldades encontradas pelos professores de disciplina de história e com o propósito de desenvolver o interesse, do ensino de História e mostrar qual papel da matéria, favorecendo desta forma e buscando estimular a participação do estudante na aula, mudando a mentalidade criada com ralação a disciplina, a qual é tida como preenchimento na grade curricular, desenvolvemos esse projeto de intervenção.
Durante as atividades de observação e participação realizadas no Projeto de intervenção, na condução de observar, foram detectadas situações do cotidiano da sala de aula que necessitam ser revistas, eis a razão desse projeto de intervenção. Pois, trabalhar os conteúdos de História de forma desvinculada com a realidade do aluno, torna o ensino monótono e de certa forma sem nenhum significado para a vida do educando, tornando os conteúdos vazios e inúteis no que diz respeito ao autoconhecimento, autotransformação e reformulação de novos conceitos e valores.
Este projeto vem com o intuito de estimular o conhecimento do aluno, levantar questionamentos que provoquem o gosto pela matéria. E para que isso aconteça é fundamental desenvolver atividades pedagógicas contextualizadas e voltadas para a formulação do conhecimento significativo com base nas relações cotidianas dos alunos e utilizando meios que o atraiam, chamem a atenção dos mesmos, permeando outras áreas do conhecimento através da interdisciplinaridade, para que, o aluno possa desconstruir, reconstruir e construir experiências proveitosas para o exercício de sua vida social. E consiga ver na disciplina de História um meio para isso possível.
Diagnose da Escola
A Escola Municipal Fernando Augusto Pinto Ribeiro é situada na Praça 19 de agosto n° 12, Centro, na cidade de Joaquim Nabuco, CEP 555-35-000 no estado de Pernambuco. Tendo uma área construída de 1.134,80 m2 e uma quadra de 510 m2, como o Projeto de Lei da Câmara Municipal de Joaquim Nabuco de n° 453, ficou autorizado a criação do Ginásio Municipal de Joaquim Nabuco, estando então o Senhor Prefeito Ademar da Silva Fraga autorizado a solicitar crédito do Poder Legislativo para a criação do Educandário.
Construído no ano de 1974, recebendo autorização de funcionamento n° 2951 da Secretaria de educação, Cultura e Desportos do Estado de Pernambuco. Em 2 de janeiro de 1975 foi enviado um ofício de n° 02175 do Bispo Diocesano Dom Acácio Rodrigues Alves para o Prefeito do município Sr Ademar da Silva Fraga, passando todo o arquivo do Ginásio Diocesano para o Ginásio Municipal, sendo a Diretora do mesmo Senhorita Galtemir Lins passando o cargo a Senhorita Terezinha Barreto de Albuquerque.
A escola adotou em 1977 o funcionamento dos cursos de 1° e 2° graus com habilitação em Assistente de administração e Técnico em Contabilidade. Em 18 de outubro de 1997 estando cadastrada sob o n° 257.005 e mantida pela Prefeitura Municipal de Joaquim Nabuco, funcionando nos turnos Matutino, Vespertino e Noturno, foi construído na administração do Prefeito Ademar da Silva Fraga, com o apoio do Governo do Estado Dr. José Francisco de Moura Cavalcante, apoiado pelo Deputado Federal Dr. Marcos Antônio Maciel, sendo Secretário da Educação do Estado o Sr José Jorge de Vasconcelos Lima, estruturado como prédio histórico de arquitetura imperial.
Em 17 de julho de 1980 o Prefeito Irênio da Rocha implantou a Formação de Professores para Séries Iniciais, tendo em vista professores leigos na rede de ensino municipal.
Hoje a Escola tem por finalidade oferecer o ensino fundamental da (5° a 8° séries), nas modalidades regulares, atendendo os princípios da Lei Federal n° 9394, Lei de Diretrizes e Bases de 20 de dezembro de 1996, e a Lei n° 9424, fundo de manutenção e desenvolvimento do Ensino Fundamental. Adotou o nome de Fernando Augusto Pinto Ribeiro para homenagear um comerciante político bem sucedido.
Eixo Temático
Iremos mostrar a importância da disciplina de história;
Traremos propostas de novas metodologias de ensino que tornarão o ensino de história muito mais atraente e menos cansativo;
Mostraremos a atualidade da matéria e a sua existência dentro do cotidiano dos alunos;
Buscaremos mostrar o porquê o estudo histórico é tão importante;
Procuraremos criar um pensamento nos educando que os façam compreendam que não é a disciplina que é chata, cansativa, mas são os métodos e formas de ensinar que não ajudam.
Objetivo da Intervenção
Mostrar a importância do ensino de História;
Contribuir um conhecimento mais especifico e também abrangente com relação a disciplina;
Expor aos estudantes que a matéria não é mais uma disciplina na grade curricular, antes, salientaremos a importância que o curso de história tem no dia-dia;
Buscaremos soluções para sanar os problemas vinculados a disciplina.
Metodologia de Trabalho
a) Metodologia:
A intervenção acontecerá de forma sistemática, onde iremos abordar um tema, no caso, “A colonização do Brasil e o choque cultural entre europeu e índio”. Daremos uma aula e usaremos recursos tecnológicos, procurando prender a atenção dos alunos e ao mesmo tempo expondo um assunto q eles já conhecem, mas que terão uma aula diferenciada daquela tradicional de quadro e giz.
b) Recursos didáticos utilizados na intervenção:
Utilizaremos slides, filmes, vídeo e DVD;
Estudos de textos literários, jornalísticos, revistas, documentos, entre outros;
Coleta de Informações
Anteriormente fizemos uma visita a escola e observamos a situação já abordada no decorrer do relatório. Dentro dessa perspectiva desenvolvemos o nosso Projeto de Intervenção.
Usamos a opinião dos alunos para colher informações com relação ao nosso desempenho e a impressão que os mesmo tiveram. Ao final da aula os alunos expuseram seu ponto de vista que por sinal foi muito positivo, muito além das nossas expectativas, onde cerca de 75% do alunado se mostraram bastante envolvidos com o novo jeito de ensinar, aprovando os recursos utilizados. Sendo que o restante não participou de forma ativa, alguns por timidez e outros por indiferença.
REFERÊNCIAS
NUNES, Silma do Carmo - Concepções de Mundo no Ensino da História, Editora: PAPIRUS-
LIBÂNEO, Jose Carlos-Didatica, Velhos e Novos Temas, maio 2002
Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários a prática educativa. São Paulo, Brasil: Paz e Terra (Coleção Leitura), 1997. Edição de bolso, 13,5x10 cm. 165 páginas.
ROCHA, Aristeu Castilhos – Proposta metodológica para o ensino de história
CRONOGRAMA
PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGOGICA | |||
Escola Aplicada | Dia da aplicação | Proposta de Trabalho | Equipe de Trabalho |
Escola Municipal Fernando Augusto Pinto Ribeiro | 09 de Abril de 2012 | A falta de interesse pela disciplina de história | Milena Maria de Paula Robevânia Pedrosa Ferreira Wellington José de Aquino |
Ideias apresentadas na Intervenção | Objetivos da Intervenção | Recursos didáticos da Intervenção | Estratégia de Coleta de Informações |
Importância da disciplina de história; a atualidade da matéria e a sua existência dentro do cotidiano dos alunos; novas metodologias de ensino que tornarão o ensino de história muito mais atraente e menos cansativo. | Desperta no aluno o interesse pela disciplina de história | Audiovisuais, textos e fotos | Observação da escola; Questionamento dos interessados: os alunos. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário