quinta-feira, 14 de junho de 2012

RELATÓRIO DA INTERVENÇÃO PEDAGOGICA: A falta de interesse pela disciplina de história



AUTARQUIA EDUCACIONAL DA MATA SUL
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA











RELATÓRIO DA INTERVENÇÃO PEDAGOGICA:
A falta de interesse pela disciplina de história







Milena Maria de Paula
Robevânia Pedrosa Ferreira
Wellington José de Aquino










Palmares/2012


Milena Maria de Paula
Robevânia Pedrosa Ferreira
Wellington José de Aquino







RELATÓRIO DA INTERVENÇÃO PEDAGOGICA:
A falta de interesse pela disciplina de história




Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Prática Pedagógica VII, orientado pelo Prof. Alexandre Caetano.



















Palmares/2012
INTRODUÇÃO

No trabalho de intervenção procuramos mostrar a importância do ensino de História, analisando a função atribuída aos mesmos no contexto da realidade dos alunos, bem como as diferentes concepções quanto à maneira como devem ser selecionados e tratados de forma motivante e dinâmica. Dando ênfase que o problema não está na disciplina, mas na forma como ela é passada, tornando-a cansativa.
Sabemos que para a nossa formação acadêmica é necessário que tenhamos experiências com a realidade do aluno, da escola e do professor, e o projeto de intervenção vem nos ajudar a ter uma dimensão da realidade em questão.
 A intervenção provoca em nós o desejo de mudar a realidade encontrada, que muitas vezes não oferece subsídios suficientes para um ensino de qualidade, de modo particular da disciplina de história. A intervenção além de nos reportar a realidade das dificuldades da disciplina, nos possibilita a vivenciar o cotidiano dos diversos âmbitos interessados. Podemos dessa forma adentrar as necessidades inerentes a disciplina, analítica e sistematicamente para descobrir caminhos que nos norteiem para um  maior interesse dos discentes  pela matéria.



Descrição das Atividades de Intervenção

            As ações foram realizadas através das seguintes maneiras: toda sala de aula irá participar da intervenção, porque a pesar de alguns alunos se identificarem e participarem da disciplina, grande parte da turma se encontra dispersas.
            Após a observação de duas semanas, percebemos que os alunos se encontravam desestimulados com o tradicionalismo que torna a aula de história monótona e cansativa. Com isso buscamos reverter à situação, ou melhorá-la. A intervenção aconteceu em duas horas aulas, o primeiro horário Robevânia trabalhou o tema da colonização do Brasil, fazendo uma breve introdução do assunto estimulando os alunos a compreenderem o contexto daquela época. Milena continuou a abordagem do tema falando sobre o choque cultural entre europeu e índio. Wellington destacou os aspectos sociais dos dois povos que se encontrava e utilizou objetos como roupas, instrumentos indígenas e supostos objetos europeus para mostrar a realidade das civilizações que se encontravam pela primeira vez. Foram utilizados como auxilio para a intervenção recursos audiovisuais como vídeo sobre a temática, que mostra o primeiro contato entre essas civilizações distintas e também fizemos um estudo sistemático de textos literários, jornalísticos, revistas, documentos, referentes a disciplina entre outros.
            Os recursos utilizados tornaram a aula atraente, conseguindo desta forma ter a atenção e participação de grande parte da turma. Na sequência foi exposto fotos do índio no período colonial e do índio atual, tentando destacar a influencia do europeu na cultura indígena. Buscamos conscientizar os alunos com relação à importância da disciplina, mostrando que a história pode ser  prazerosa, dinâmico e atual.
            Através da observação analisamos e tentamos sanar os problemas diagnosticados, visando à valorização da disciplina.   
            Ao final da aula os alunos expuseram seu ponto de vista que por sinal foi muito positivo, muito além das nossas expectativas, onde cerca de 75% do alunado se mostraram bastante envolvidos com o novo jeito de ensinar, aprovando os recursos utilizados. Sendo que o restante não participou de forma ativa, alguns por timidez e outros por indiferença.
      

Sintetização da Idéias Obtidas na Intervenção Pedagógica

            O projeto de intervenção que foi feito na escola em questão, após a nossa observação, notamos que a problemática da disciplina é a monotonia da aula, que é conseqüência de um tradicionalismo educacional. Mas deixemos em evidencia que, a causa do tradicionalismo da aula não é só atribuída ao professor, mas também a gestão da escola que de certa forma, ver a disciplina como um preenchimento na grade curricular. Em conseqüência encontram-se alunos que veem a matéria como chata e sem importância, que não irá contribuir para sua vida social. Vimos que apesar do professor ser bem instruído e de certa forma se dar bem com a turma, a classe se encontra desmotivada para com a matéria. Então é nessa linha de pensamento que desenvolvemos o nosso projeto, com a ajuda de alguns autores que nos oferece subsídios para explanar melhor o problema.
Nesse trecho percebe-se que a autora foca a diversidade de problemas, mostrando que o professor necessita estar sempre colocando ao alunado uma história que é alem de um passado distante, mas um passado que influencia o cotidiano do agora. Que leve o aluno a si situar no tempo e no espaço ao mesmo tempo é uma excelente forma de si trabalhar, ou seja, fazer com quer ele viva a realidade. De uma forma mais dinamica, sendo mais ousado. Temos que levar o aluno a conviver com a realidade e nada melhor do que darmos exemplos da sua própria vida cotidiana, além de saber ouvir o aluno para entedermos a sua realidade e aplicar a metodologia que seja cabívio a sua apreendizagem. Claro que o professor necessita de uma bagagem de ideias, mas o professor não pode se acomodar e se apoiar em um autor ou em uma corrente historiograica, ou em uma tendencia, o professor de história tem que ter sua prorpria pratica pedagogia, não adianta só saber mas também passar para o alunado.






Um comentário:

  1. Olá!

    muito boa a sua publicação veio de encontro a pesquisas que estou fazendo sobre intervenções. Valeu!!

    ResponderExcluir